Como escolher o melhor aquecedor a gás?
Nunca tente consertar seu aquecedor a gás sozinho, as dicas postadas abaixo são básicas e não oferecem perigo, evite dicas e vídeos de internet que só devem ser executadas por técnicos especializados, evite acidentes.
Aquecedores de água a gás são aparelhos que utilizam gás combustível para elevar a temperatura da água. A água aquecida é utilizada principalmente para fins sanitários (banho ou torneiras) mas também existem outras aplicações, como o uso em piscinas.
Existem vários tipos de aquecedor de água a gás, e escolher o que melhor se adequa à nossa necessidade é uma decisão que deve ser muito bem analisada, seja para comprar o aquecedor de um novo imóvel, para substituir um aparelho antigo ou para uma reforma. Sabendo bem o que é importante na hora de comprar, podemos acertar na escolha e obter o conforto, economia e segurança que estamos procurando.
Não há problemas em incluir seu aquecedor, mas procedendo da forma correta, primeiramente vá no display eletrônico do aparelho e aperte o botão DESLIGAR (off), somente depois disso você pode retirar o aparelho da tomada, ao retornar coloque o aparelho na tomada e acione o botão LIGAR (on), procedendo desta forma você minimiza o risco de queima da placa eletrônico e de outros componentes por conta de uma variação de energia.
MUITA ATENÇÃO: Caso você se sinta inapto para executar essas tarefas ou com algum receio NÃO FAÇA, entre em contato com um profissional habilitado para tal, pois apesar de simples pode oferecer perigo.
Definindo a necessidade
A escolha pelo aquecedor de água mais indicado começa muito antes de chegarmos na loja ou procurarmos pelos produtos na internet, ou pelo menos deveria. Antes, devemos já ter uma ideia do que exatamente queremos. Pensando em termos de banho, diversas coisas vão influenciar:
Pontos simultâneos
Quando os imóveis possuem mais de um banheiro com ducha, a consideração deve ser feita de como serão utilizados estes banheiros. Existe a possibilidade do uso simultâneo das duchas? Se todas as duchas forem usadas ao mesmo tempo, isso deve ser considerado ao selecionar o aquecedor. Mas, se não forem utilizadas simultaneamente, um aquecedor de menor vazão pode ser considerado.
Vazão de água das duchas
Existem duchas de pouca vazão e existem duchas de altíssima vazão. Há duchas cuja vazão varia de forma acentuada com a pressão, e outras em que a variação é pouca independente da pressão. Dispositivos redutores de vazão podem ser utilizados para restringir o fluxo de água. Além do design, a escolha da ducha deve passar por qual a vazão que ela terá, considerando o uso ou não do redutor e a pressão de água.
Temperatura de uso
A capacidade de vazão dos aquecedores, informação que consta na etiqueta da certificação, é calculada considerando um incremento de temperatura de 20ºC. Isso significa a diferença entre a temperatura da água fria (da caixa d’água) e a aquecida pelo aparelho. Esses 20 graus de incremento representam o suficiente para oferecer água à temperatura de banho para a maior parte do Brasil, na maioria dos meses do ano. Porém, em cidades com clima mais frio, particularmente no inverno, muitas vezes este incremento necessita ser maior e o desempenho do aquecedor em termos de litragem é inversamente proporcional. Para estas regiões, a escolha do aquecedor deve ser ajustada por este fator climático.



A manutenção regular garante mais segurança, economia e durabilidade para o seu equipamento. Com o tempo, o acúmulo de sujeira, o desgaste natural das peças e o mau regulamento podem comprometer o funcionamento, aumentar o consumo de gás e até colocar sua segurança em risco.

