Entenda como ajustar o aquecedor e utilizá-lo corretamente
Nunca tente consertar seu aquecedor a gás sozinho, as dicas postadas abaixo são básicas e não oferecem perigo, evite dicas e vídeos de internet que só devem ser executadas por técnicos especializados, evite acidentes.
Os aquecedores a gás oferecem conforto aos usuários, principalmente em relação ao banho. Em épocas ou horários mais frios, a água aquecida faz uma grande diferença.
Contudo, para conservar a comodidade, é fundamental ter alguns cuidados com esse equipamento e saber como usá-lo da forma certa.
Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como ajustar a temperatura o aquecedor e fazer bom uso de seu aparelho. Continue a leitura e confira!
Tenet has remained constant: we’ve always focused on the intersection of people, processes, and information. As the Association for Intelligent Information Management, we help organizations put their information to work.
Regule a temperatura da água do aquecedor
O ajuste de temperatura é importante para atingir o equilíbrio entre conforto no banho e o consumo.
Quando você abre tanto a torneira de água fria como a de água quente com a finalidade de equilibrar a temperatura, você obtém uma vazão de água maior, o que colabora para uma maior sensação de conforto, porém pode influenciar na sua conta tanto de água quanto de gás. Por isso, se o objetivo é economizar é importante fazer o ajuste de temperatura para o mais próximo possível da desejada para o banho.
Claro, isso é muito mais fácil de se conseguir quando se utiliza um aquecedor digital, onde você pode ajustar para a temperatura exata desejada, e ainda mais se for um modelo compatível com um controlador WIFI. Nos aquecedores mecânicos o ajuste é menos preciso, mas ainda é possível contar com os botões de ajuste de potência, e – em alguns modelos – o de ajuste de fluxo de água ou o de verão/inverno para fazer essa regulagem. Também, em aquecedores de maior litragem (acima de 22 litros por minuto) é necessário trabalhar com uma temperatura mais alta no controle e utilizar o misturador para chegar na capacidade máxima do aparelho.
A necessidade de se utilizar a mistura de água fria dificilmente pode ser completamente eliminada, mas qualquer grau de ajuste para minimizá-la tem reflexo na economia de gás e água, valendo a pena se atentar a este ponto.
Mantenha a manutenção do aquecedor em dia
Você deve fazer a revisão dos equipamentos periodicamente, de acordo com o que define o fabricante, normalmente recomendada a cada 12 meses. Esta manutenção preventiva visa não só avaliar ao funcionamento, limpeza e estado de conservação do aparelho, mas também o de acessórios como os dutos de exaustão, conexões do gás e da água, regulador de pressão de gás, e outras características do ambiente.



A manutenção regular garante mais segurança, economia e durabilidade para o seu equipamento. Com o tempo, o acúmulo de sujeira, o desgaste natural das peças e o mau regulamento podem comprometer o funcionamento, aumentar o consumo de gás e até colocar sua segurança em risco.

